O Empório Canela do Mato não tem cliente

Na semana que passou foi comemorado o dia do cliente. E eu até fui sorteada com um presente de uma loja que eu fui apenas naquele dia buscar um produto único.

Vi outros lojas fazendo promoções de dia do cliente. Como vocês já me conhecem comecei a pensar sobre este tema.

Ai vai meus pontos sobro o tema.

• Cliente” vem do Latim CLIENS, “protegido de um patrono”. Durante a República romana, as pessoas (geralmente ricos empobrecidos ou estrangeiros conquistados) se colocavam sob a proteção de outra mais poderosa. Quando esta saía à rua, o fazia cercada por um bando de CLIENTES, que muitas vezes estavam apenas atrás de um pouco de comida.

• Ou seja, ao contrário dos escravos, eram pessoas livres, no entanto ligadas aos seus patronos e dependentes deles.

• O termo cliente permite fazer alusão à pessoa que tem acesso a um produto ou serviço mediante pagamento. A noção tende a ser associada a quem recorrer ao produto ou serviço em questão com assiduidade, ainda que também existam os clientes ocasionais (ou pontuais).

• Dependendo do contexto, a palavra cliente pode ser usada como sinônimo de comprador (a pessoa que compra o produto), utilizador (a pessoa que utiliza o serviço) ou consumidor (quem consome um produto ou serviço).

• Há um certo equívoco quanto a definição de cliente e de consumidor, onde muitos creem se tratarem de sinônimos.

• Enquanto um consumidor é aquele que adquire um bem ou serviço de determina empresa, um cliente é aquele que cria vínculo com essa empresa, ou seja, além dele adquirir um serviço ou produto dessa marca, ele ainda retorna para comprar dela novamente.

 

Nós aqui no Rancho Canela do Mato não temos clientes. Nos identificamos com a designação que o Slow Food utiliza: Co-Produtor O Slow Food promove uma nova abordagem ao consumo alimentar, baseada no conhecimento dos produtos, das técnicas de produção, dos produtores. Para salientar que o consumidor pode estimular alterações determinantes no setor agroalimentar.

Co-produtor é uma palavra que significa uma pessoa que mantém um relacionamento estreito com os agricultores, os pescadores, e criadores, os produtores de vinho ou queijo de quem não apenas compra, mas a quem pede informações e conselhos para poder reconhecer diferenças qualitativas e alimentar-se de forma mais saudável, saborosa e responsável. Graças as pessoas atentas e informadas, aos co-produtores, o agricultor está mais motivado a trabalhar com técnicas tradicionais que garantem a biodiversidade dos produtos e a sua qualidade.

Carlos Petrini, um dos fundadodres do movimento Sloe Food, acredita que para garantir alimentos bons, limpos e justos, o consumidor deve começar a se sentir co-produtor. O tempo do consumidor terminou: ele literalmente consome o mundo e é figura chave da sociedade baseada na economia de merca

Curso de PANC em 2019 e os co-produtores do Canela do Mato

do resultando, para sua infelicidade, em ser o cúmplice principal do massacre que a terra esta sofrendo. Educando-nos, conhecendo os produtos, os próprios produtores, as técnicas para alimentar-se melhor e poluir menos, o co-produtor, inserido em sua comunidade, torna-se concretamente e individualmente o motor de uma verdadeira mudança.

O poder que o consumidor possui simplesmente pelo fato de escolher diariamente o próprio alimento e inacreditável: exercitá-lo com consciência e responsabilidade é um dever,um ato de civilidade, em relação a si próprios, às próprias famílias, às próprias comunidades e aos próprios povos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *