Nenhuma empresa vive de likes e ninguém é sustentável sozinho!

 

Com isto quero dizer algumas coisas. Uma delas é que sem pessoas que comprem nossos produtos não podemos ser sustentáveis, pois, a sustentabilidade tem 3 pilares e um deles é o econômico. Aqui no Rancho trabalham 5 pessoas que são a Gabriela, o Cassiano, a Jéssica, a Claudia e eu, Keli. Com o que fazemos aqui todos os dias sustentamos nossas famílias ou mantemos o nosso projeto de produção limpa, boa e justa. Recebemos muitos elogios e este fato nos mantem muito feliz porque o reconhecimento ao nosso trabalho nos faz ser melhor, além que alimenta nossa alma com carinho. No entanto é o valor monetário que você paga pelos alimentos que faz a roda produtiva girar. E nós somos imensamente agradecidos a todos que acreditam neste projeto. Seria inviável sem o apoio de todos.  

Segundo sustentabilidade também é ambiental. O Canela do Mato não pode sozinho atender todas as demandas de sustentabilidade ambiental. Aqui nós cuidamos da água, da terra, dos animais e das plantas com um olhar na próxima geração. Quero que meus sobrinhos recebam esta terra melhor que eu recebi. Quero que meus sobrinhos brinquem aqui sem se contaminar, sem que meu trabalho atual destrua as possibilidades que eles terão no futuro. Reciclo lixo, e limpo o caminho para minha casa sempre que posso. Diminui meu consumo de embalagens e fico triste porque estamos entregando nossos produtos em sacolas de plástico. No entanto os consumidores do Canela do Mato também precisam fazer isto junto conosco. Por isto é que recebemos aqui os cartões, as caixas de ovos, as garrafas, os potes de vidros de geleia as bolsas plásticas. E por isso que incentivamos o uso de bolsa reciclável. 

Terceiro ponto sustentabilidade também é social. Aqui fazemos um esforço por manter caraterísticas produtivas locais. Com conhecimentos de pessoas que vivem aqui.  A cultura alimentar desta fronteira tem um enfoque forte em carne e farinhas. Eu sou daqui e também sou assim. Mas também temos legumes e verduras bons e saudáveis que precisamos inserir neste hábito alimentar. Alimentos que possuem história e atravessam gerações de mulheres e homens que cozinhavam com o que a natureza oferecia na estação. Também mantemos o respeito e a dignidade com nossos colaboradores. Muito embora a fronteira tenha uma cultura de changa, nós optamos por ter funcionários regulados pelas leis trabalhistas e que tenham respeitados seus direitos trabalhistas.  Nos envolvemos com as escolas, com os estudantes, com os professores, pois sabemos que eles são o futuro melhor que desejamos. 

Ou seja, sozinhos não somos nada. Sustentabilidade não é um prato é um menu completo. Todos devemos atuar juntos para avançarmos um pouquinho nesta geração. Tem muito a ser feito e de diferentes formas. Não estamos fazendo mais que nossa obrigação, mas não por obrigação pois se assim fosse, muitos deveriam também assim proceder. Fazemos, pois, acreditamos neste caminho. E caminhamos juntos com todos os que de algum modo apoiam o projeto do Rancho Canela do Mato.

Obrigada, de todos os corações que habitam este pedaço de terra. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *